Educadores de Sergipe à Luz da República 1911 - 1971
(re)Construindo Trajetórias
“Mais recentemente, sobretudo nos últimos quarenta anos, passa-se cada vez mais a valorizar os sujeitos “esquecidos” da História, como as crianças, as mulheres e as camadas populares”. Este trabalho, que se apoia em suportes metodológicos de autores da Nova História Cultural, objetiva apresentar traços biográficos de educadores de Sergipe entre os anos de 1911 a 1971. O recorte escolhido contempla a “Era dos Grupos Escolares3”, modelo educacional que existiu em solo sergipano nesse período, fruto do progresso educacional da escola primária pública e nascido em 1893 na cidade de São Paulo. As fontes orais (entrevistas), documentais (impressas e manuscritas), iconográficas (imagens) e bibliográficas encontradas em acervos particulares e institucionais foram relevantes na (re) construção de textos biográficos no mencionado marco temporal. Os elementos e informações coligidos evidenciam o esforço em forjar o perfil de um cidadão republicano cheio de amor aos símbolos pátrios, admiração pelos vultos históricos e, ao tempo que retratam os penares do exercício do magistério, em localidades desprovidas de infraestrutura. Auxiliam nas análises das fontes os conceitos de Cultura Escolar (Dominique Julia), Representação e Apropriação (Roger Chartier). Instituídos e administrados pelos poderes públicos, os grupos escolares foram os cenários da maioria das histórias de vidas aqui veiculadas. Em quase todos os relatos que se ouviam apareceu com frequência a figura de uma pessoa influente, atuando às vezes como “padrinho político”, ou “carrasco” caso o professor ou seus familiares não seguissem as ideologias partidárias impostas, isso no âmbito estadual ou municipal. O estudo justifica-se por estar inserido em um momento histórico da atuação da escola primária pública; da mesma forma que vem contribuir para outros olhares acerca das discussões da Historiografia Educacional Brasileira e particularmente de Sergipe.
Autor: Jouberto Uchôa de Mendonça, Maria Lúcia Marques Cruz e Silva
ISBN: 978-85-68102-24-4
Número da edição: 1
Ano da publicação: 2017
Número de páginas: 698
Idioma: PT-BR
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