Autora: Andréa Karla F. Nunes
Sub-área: Educação Número da edição: 1 Ano da publicação: 2015 Número de páginas: 256 Idioma: PT-BR |
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As transformações advindas do avanço técnico-cientifico permitiram mudanças significativas nos diferentes setores da sociedade. No âmbito da educação, a década de 1990 foi destaque pelas políticas educacionais que marcaram a história da educação brasileira, tendo em vista a intensa implantação de políticas educacionais destinadas ao uso de recursos tecnológicos no âmbito das escolas públicas, provenientes de mudanças do Estado Neoliberal. Este livro tem como linha de análise, interpretar a criação, a consolidação, as ações da Divisão de Tecnologia de Ensino (DITE) na difusão e inserção das tecnologias na educação nas escolas públicas do Estado de Sergipe, tendo como marco temporal o período entre 1994 e 2007. O ano de 1994, por ser o marco de sistematização, com maior ênfase das políticas educacionais para o uso das tecnologias na educação; e 2007 por ser o ano em que os Programas e Projetos que envolviam as TIC foram redimensionados, sendo executados de forma integrada. O referencial teórico teve apoio na História Cultural, que contribuiu na compreensão das relações existentes entre os sujeitos sociais e suas ações no âmbito da DITE visando à implantação e difusão das TIC nas unidades escolares. A DITE foi compreendida na escrita do livro como instituição educativa que produziu uma representação oficial que se traduz em forma de relatórios e acompanhamento das demandas solicitadas, além de materializar, representar e apropriar-se de concepções que foram compartilhadas com os membros da sociedade. Para escrever a história da Divisão de Tecnologia de Ensino recorreu-se às fontes do acervo da DITE e da Secretaria de Estado da Educação (projetos, relatórios, boletins, cartilhas, propostas de trabalho, decretos, contratos, ofícios expedidos e recebidos, comunicações internas e minutas); depoimentos e das produções acadêmicas que versavam sobre o trabalho com as TIC no Estado e envolviam o acompanhamento da DITE. A triangulação das fontes permitiu tecer compreender a DITE como instituição educativa que difundiu as tecnologias da informação e da comunicação na rede pública de Sergipe. |
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