Pesquisa qualitativa em educação, comunicação e saúde: proposições, experiencias e resultados
Organizadores: Andréa Karla Ferreira Nunes
Ronaldo Nunes Linhares
António Pedro Costa
Este livro traz artigos que apresentam reflexões e resultados de investigações sobre educação, comunicação e saúde construídos numa perspectiva metodológica qualitativa. A investigação do tipo qualitativa é uma opção plural, multimetodológica, para compreender a complexidade do fenômeno social, numa proposta que reúne organização sistemática e criatividade. O conjunto de artigos, aqui reunidos, representa os esforços de pesquisadores em diferentes áreas de conhecimento tais como educação, comunicação e saúde.
Nesse contexto, também, reforça a natureza complexa da educação, da comunicação e da saúde, a partir de suas especificidades como parte constitutiva da totalidade. Tecidas aqui pelo humano no mundo da vida, que aproximam e distanciam os diferentes atores, em seus mais diversos papéis e na prática da investigação, sob a lente dos diferentes aportes, estratégias e instrumentos de observação, registra, analisa, interpreta e publiciza, como objeto de pesquisa e como necessidade social.
Por fim, a natureza dessa coletânea, pressupõe um leitor ativo, tecedor de saberes. Pretende incentivar o exercício criativo de fruição que, ao percorrer caminhos inter e transdisciplinares, permita-lhes desfrutar, prazerosamente, os saberes, conhecimentos e conteúdos aqui apresentados. No território amplo da investigação qualitativa, reflexões e resultados de olhares plurais sobre educação, comunicação e saúde, orientam e movimento diferentes sujeitos/leitores, interpretando diferentes narrativas, (re)criando percursos, (re) lingando saberes, ampliando fronteiras e estabelecendo provisórios pontos de partida e de chegada.
Reunir saberes da educação, comunicação e saúde, constituídos a partir da investigação qualitativa, permite exercícios dialógicos/recursivos/hologramáticos que contribuem para saber pensar o imprevisível, o erro, a incerteza, o circular, o recursivo, como condição humana e de aprendizagem. Assim, nada melhor que nos sustentar em Morin, pois este nos permite escapar às concepções tradicionais de determinação causal e de tempo linear e considera a dupla ação do indivíduo sobre a sociedade e da sociedade sobre o indivíduo.
Editora Universitária Tiradentes busca contribuir para a difusão do conhecimento por meio de publicações de qualidade relacionadas a educação e à cultura.