Desenvolvimento humano e educação:
Contribuições para a educação infantil e o primeiro ano do ensino fundamental
Este livro reúne textos de um grupo de autores que vem cooperando
e dialogando continuamente com professores e crianças,
tendo em vista os processos de ensino-aprendizagem, socialização
e desenvolvimento em contextos escolares.
O desenvolvimento na primeira infância e suas dinâmicas individuais
e dialógicas medeiam práticas culturais concretizadas
nas interações professor-criança, criança-criança e nas contribuições
do brincar, desenhar, ler, escrever, contar e, também, dar os
primeiros passos na construção do pensar acadêmico e científico.
O contexto escolar se constitui, principalmente, a partir das
interações entre professores e crianças e criança-criança. Os professores
são muito importantes neste processo e isso fica evidente,
em suas experiências, quando se deparam com as transformações
ocorrendo com cada criança em sala de aula. Por exemplo,
quando uma criança que só rabiscava, vem contar o que desenhou
mostrando uma figura (CAVATON, capítulo 8). Ou quando, de
repente, a criança que antes mal conseguia identificar uma letra,
lê, ou ainda, quando apesar de parecerem dispersas, aprendem
(BARBATO, capítulo 2). São essas transformações que caracterizam
o desenvolvimento infantil que nos levam a refletir sobre o
quanto somos partícipes desse processo e no que tange ao nosso
próprio crescimento profissional e pessoal.
Para nós, a criança é antes de tudo uma novidade (PULINO,
2001; PULINO, capítulo 3) que transforma, e com quem produzimos
cultura. A criança é inovadora como quem acabou de chegar
ao nosso mundo já cheio de histórias, de explicações e formas de
resolver os problemas. Ao observá-la e escutá-la como nossa interlocutora,
o que e como diz e atua, assumimos posições de adultos
que levam a pequenas quebras de comunicação. As quebras de
comunicação, ou o não entender o outro, nos proporcionam uma
reflexão sobre as formas de atuar e de posicionar esse outro que
é interlocutor. Na medida em que enfrentamos as dificuldades de
entender o outro e nos fazemos entender em nossas explicações
em aula, desencadeamos ações dinamogênicas, ou seja, geradoras,
propulsoras de desenvolvimento do outro e nosso.
Neste sentido, quando observamos as interações em sala de
aula, enfocamos, sobretudo, o que está acontecendo na construção
de conhecimento mediado entre professor e alunos e entre
pares. Estar com o outro é produzir-se com ele de diferentes modos,
e a não compreensão do que o outro faz ou diz faz parte deste
movimento, desta dinâmica de negociação de significados, e nos
leva a perguntar, a sair da rotina e imaginar mundos possíveis, e,
ainda com o outro, descobrir novas formas de ensinar e aprender.
Então, a regra é ser diferente, e estarmos abertos às surpresas,
pois a criança em sua novidade certamente nos surpreenderá,
já que está se desenvolvendo como um indivíduo imerso em
experiências individuais-coletivas, aprendendo a estar conosco
em diferentes contextos culturais, em seu desenvolvimento (ver
capítulo 1).
Na escola, a criança está aprendendo a explicar o mundo,
mas também a si e aos seus interlocutores, mediada por conhecimentos
que nesse momento da escolarização perpassam o brincar
(ver capítulos 5 e 6), o desenvolvimento da imaginação também
pelas diferentes práticas de letramento, próprias do conhecer nas
vivências escolares, a textos variados e ao mundo da literatura
(ver capítulo 7), o aprender a se comunicar em diferentes contextos
daqueles da família e da comunidade, o desenhar (ver capítulo
10), a apreciar o que os outros estão dizendo e fazendo,
produzindo significados e expressando-se, por meio da leitura e
da escrita (ver capítulo 11), de gestos e diferentes imagens (ver
capítulo 9). Sendo assim, a escola e a família são contextos multifacetados
em que os interlocutores atribuem significados ao que
a criança faz e aprendem com ela a usar de formas diferentes os
instrumentos culturais mediadores do ensinar-aprender, criando
novas formas de participação e inclusão de todos.
Organzação: Silviane Barbato Maria, Fernanda Farah Cavaton
ISBN: 978-856810219-0
Número da edição: 1
Ano da publicação: 2016
Número de páginas: 296
Idioma: PT-BR
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