Desenvolvimento humano e educação: Contribuições para a educação infantil e o primeiro ano do ensino fundamental

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Desenvolvimento humano e educação: Contribuições para a educação infantil e o primeiro ano do ensino fundamental 

 

Este livro reúne textos de um grupo de autores que vem cooperando e dialogando continuamente com professores e crianças, tendo em vista os processos de ensino-aprendizagem, socialização e desenvolvimento em contextos escolares. O desenvolvimento na primeira infância e suas dinâmicas individuais e dialógicas medeiam práticas culturais concretizadas nas interações professor-criança, criança-criança e nas contribuições do brincar, desenhar, ler, escrever, contar e, também, dar os primeiros passos na construção do pensar acadêmico e científico. O contexto escolar se constitui, principalmente, a partir das interações entre professores e crianças e criança-criança. Os professores são muito importantes neste processo e isso fica evidente, em suas experiências, quando se deparam com as transformações ocorrendo com cada criança em sala de aula. Por exemplo, quando uma criança que só rabiscava, vem contar o que desenhou mostrando uma figura (CAVATON, capítulo 8). Ou quando, de repente, a criança que antes mal conseguia identificar uma letra, lê, ou ainda, quando apesar de parecerem dispersas, aprendem (BARBATO, capítulo 2). São essas transformações que caracterizam o desenvolvimento infantil que nos levam a refletir sobre o quanto somos partícipes desse processo e no que tange ao nosso próprio crescimento profissional e pessoal. Para nós, a criança é antes de tudo uma novidade (PULINO, 2001; PULINO, capítulo 3) que transforma, e com quem produzimos cultura. A criança é inovadora como quem acabou de chegar ao nosso mundo já cheio de histórias, de explicações e formas de resolver os problemas. Ao observá-la e escutá-la como nossa interlocutora, o que e como diz e atua, assumimos posições de adultos que levam a pequenas quebras de comunicação. As quebras de comunicação, ou o não entender o outro, nos proporcionam uma reflexão sobre as formas de atuar e de posicionar esse outro que é interlocutor. Na medida em que enfrentamos as dificuldades de entender o outro e nos fazemos entender em nossas explicações em aula, desencadeamos ações dinamogênicas, ou seja, geradoras, propulsoras de desenvolvimento do outro e nosso. Neste sentido, quando observamos as interações em sala de aula, enfocamos, sobretudo, o que está acontecendo na construção de conhecimento mediado entre professor e alunos e entre pares. Estar com o outro é produzir-se com ele de diferentes modos, e a não compreensão do que o outro faz ou diz faz parte deste movimento, desta dinâmica de negociação de significados, e nos leva a perguntar, a sair da rotina e imaginar mundos possíveis, e, ainda com o outro, descobrir novas formas de ensinar e aprender. Então, a regra é ser diferente, e estarmos abertos às surpresas, pois a criança em sua novidade certamente nos surpreenderá, já que está se desenvolvendo como um indivíduo imerso em experiências individuais-coletivas, aprendendo a estar conosco em diferentes contextos culturais, em seu desenvolvimento (ver capítulo 1). Na escola, a criança está aprendendo a explicar o mundo, mas também a si e aos seus interlocutores, mediada por conhecimentos que nesse momento da escolarização perpassam o brincar (ver capítulos 5 e 6), o desenvolvimento da imaginação também pelas diferentes práticas de letramento, próprias do conhecer nas vivências escolares, a textos variados e ao mundo da literatura (ver capítulo 7), o aprender a se comunicar em diferentes contextos daqueles da família e da comunidade, o desenhar (ver capítulo 10), a apreciar o que os outros estão dizendo e fazendo, produzindo significados e expressando-se, por meio da leitura e da escrita (ver capítulo 11), de gestos e diferentes imagens (ver capítulo 9). Sendo assim, a escola e a família são contextos multifacetados em que os interlocutores atribuem significados ao que a criança faz e aprendem com ela a usar de formas diferentes os instrumentos culturais mediadores do ensinar-aprender, criando novas formas de participação e inclusão de todos.

 

 

Organização: Silviane Barbato Maria, Fernanda Farah Cavaton

ISBN: 978-856810219-0
Número da edição: 1
Ano da publicação: 2016
Número de páginas: 296
Idioma: PT-BR

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