As possibilidades educacionais e comunicativas que surgem na cultura contemporânea, articuladas às transformações ao desenvolvimento e popularização das tecnologias digitais móveis, são constantes e expressivas. Diante disso, cabe aos educadores, estarem também em constante aprendizado, buscando a integração entre as mudanças tecnológicas inerentes à Cibercultura com as competências educacionais que são exigidas na sociedade.
Neste cenário, o aplicativo WhatsApp Messenger tem ganhado, cada vez mais, destaque pois, permite trocar mensagens, imagens, vídeos, documentos e áudios, instantaneamente pelo processo de comunicação ubíqua e está disponível para smartphones e computadores.
Tais finalidades inerentes ao aplicativo, têm configurado por meio das trocas de mensagens instantâneas, outras formas de ensinar e aprender, que não dependem eminentemente e exclusivamente do espaço e tempo do emissor ou do receptor.
Consideramos que, as questões aqui apresentadas, nos propicia entendimento acerca dos processos comunicativos e educativos mediados e possibilitados pelo WhatsApp. Estes, também, possibilitam um pertinente espaço de debates e tensões na Educação mediante à Cibercultura. Nas páginas que se seguem evidenciamos relatos de experiências pedagógicas e educativas, resultados de pesquisa e formação construídas por meio de inquietações de investigadores de grupos de pesquisas distintos e instituições diversas.
CRISTIANE PORTO
KAIO EDUARDO OLIVEIRA
ALEXANDRE CHAGAS
(Organizadores)
ISBN 978-85-232-1668-9
Páginas 302
Editora Universitária Tiradentes busca contribuir para a difusão do conhecimento por meio de publicações de qualidade relacionadas a educação e à cultura.