Com a atual publicação que intitulamos de Educação no Ciberespaço. Novas Configurações, Convergências e Conexões propomo-nos analisar a criação de novos ambientes e ecossistemas digitais de aprendizagem. Estes, potenciados pela presença das tecnologias digitais e telemáticas no ciberespaço ampliam a perspetiva da inovação no campo da educação e da inclusão sócio-digital.
Atualmente, como sabemos, o sucesso acadêmico nos várias componentes da sua formação, requer a reformulação de espaços de aprendizagem digitais online, personalizados, produtivos e abertos, que incentivem a colaboração e a partilha quer em ambientes formais, informais ou não formais.
Se existem novas formas de viver, sentir e pensar, são precisas, também, novas formas de facilitar a aprendizagem. Sobretudo, de aprender nas novas expectativas e nos novos desafios que se colocam, não só, aos estudantes, mas também aos professores, já que todos estão inseridos numa sociedade repleta de tecnologias digitais e telemáticas.
Com efeito, os ecossistemas digitais de aprendizagem, tal como os conhecemos, estão a ser constantemente desafiados pelo enorme fluxo de conteúdos, pelas múltiplas plataformas e sistemas de media, que circulam pela nossa cultura. Estes ecossistemas convidam a um conjunto de mudanças, não só tecnológicas, mas também sociais e culturais que Jenkins (2009) apelidou de Cultura da Convergência.
Organização: Cristiane Porto
J. António Moreira
ISBN: 978-856810232-9
Número da edição: 1
Ano da publicação: 2017
Número de páginas: 206
Idioma: PT-BR
Editora Universitária Tiradentes busca contribuir para a difusão do conhecimento por meio de publicações de qualidade relacionadas a educação e à cultura.